Hoje entrevistamos um profissional, capacitado a responder perguntas relacionadas a Logística nos dias de hoje, e dar opiniões a respeito da Logística de amanhã.
O Sr. Alexander Correia trabalha desde 2008 em uma das mais importantes empresas do setor de alimentos e bebidas do mundo e empresa parceira do grupo Kadima há 6 anos. Boa leitura!
Nome:Alexander de O. e S. Correia
Cargo: Analista de Logística
Setor atuante:Alimentício
Quais os aspectos positivos e negativos da logística em grandes empresas em sua parte operacional?
Atualmente, devido a concorrência cada vez mais crescente, todas as empresas buscam reduções em seus custos operacionais.
Em grandes empresas um dos aspectos positivos da logística é ser uma área fundamental para esse fim, pois engloba uma enorme quantidade de atividades com potencial de otimização e conseqüentemente redução desses custos.
Esse processo de otimização processual, se corretamente aplicado, pode tornar-se não apenas uma ferramenta de redução de custos mas também o diferencial de mercado que auxiliará a empresa a alcançar seus objetivos.
Por outro lado, existe um fator que desencadeia uma série de conseqüências negativas, a dificuldade em apresentar precisão nos dados de estoque.
Mesmo utilizando as mais avançadas soluções tecnológicas de gestão muitas empresas ainda “pagam” por não conseguir extrair todo o potencial desses sistemas devido não possuírem funcionários com a qualificação necessária, o que torna insegura algumas analises que são cruciais para garantir que não aconteçam paradas de produção devido falta de materiais e conseqüentemente insatisfação de clientes devido entregas incompletas ou atrasadas.
Em resumo a logística possui pontos negativos que podem ser tratados tornando-os excelentes oportunidades de melhoria, muitos deles até simples mas com impactos gigantescos em todo o processo.
Para conseguir uma otimização logística proveitosa é preciso compreender que existe a necessidade de identificar esses pontos e agir com rapidez para solucioná-los.
Como você observa a terceirização parcial ou total da logística? Existem mais vantagens ou desvantagens?
Acredito que a tendência é uma terceirização de praticamente todo o processo logístico devido as empresas buscarem simplificar seus processos e concentrar seus esforços em suas atividades principais.
A meu ver existem mais vantagens em uma terceirização tanto em relação aos custos quanto aos processos, mas essa deve ser explorada de forma consciente.
Como vê a logística em alguns anos? Mudanças radicais?
Nos tempos atuais é difícil prever o futuro de qualquer atividade, principalmente falando da logística.
A cada momento surgem novas exigências de mercado que como conseqüência ocasionarão novas mudanças.
Isso força o surgimento de novas tecnologias e novas metodologias de trabalho que por sua vez ocasionarão novas exigências de mercado e por aí vai...
Uma coisa é certa, a competitividade cada vez mais aumentará e para manter-se no mercado as empresas precisam estar bem preparadas tanto tecnologicamente quanto com bons funcionários, só assim conseguirão o diferencial necessário.
Conhece o trabalho da Kadima-KT&T a quanto tempo? O que pode citar como os principais diferenciais dos demais player do setor?
Conheço a KT&T a quase 3 anos e um diferencial observado é a facilidade em adaptar-se as necessidades de seus clientes mantendo um alto nível de serviço.
Outro diferencial é a experiência logística do grupo KT&T que fortalece a confiança em traçar estratégias incluindo o grupo, pois existe a garantia de que tudo sairá conforme o planejado.
Foi mencionado que as empresas precisam estar preparadas não apenas tecnologicamente mas também com profissionais qualificados. O que você observa como as qualificações necessárias para um bom profissional de logística?
Não apenas em logística mas em todas as atividades é necessária uma boa qualificação profissional e essa qualificação vai além do básico (cursos ou formação acadêmica) que é exigido pelo mercado.
Um bom profissional precisa ser empenhado, criativo e SEMPRE interessado em adquirir novos conhecimentos, principalmente em processos anteriores e posteriores ligados a sua atividade.
Cada novo conhecimento adquirido é um facilitador para que esse profissional se destaque e seja bem visto, não apenas na sua área mas em todas as outras, como um profissional que possui uma visão macro dos processos da Cia tornando-se referencia.
Isso é fundamental para que seja possível alcançar o tão almejado sucesso profissional.
O blog Kadima-Ktt agradece pela entrevista.
Aos leitores que tiverem perguntas a serem respondidas pelo Sr.Alexander a respeito do mercado logístico de alimentos e bebidas, por favor enviem um e-mail para noticias@kadima-ktt.com.br . Respostas em outro tópico.
Gostaria de parabenizar a KTT por esta iniciativa de trazer o ponto de vista "externo" do cenário da área de Supply.
ResponderExcluirNós da Pepsico, parabenizamos o trabalho, comprometimento, organização e senso de urgencia desta fantástica empresa que sempre nos atendeu prontamente.
Com relação aos comentários do Alexander, eu conheço o profissional e concordo com suas colocações. É um profissional com muito conhecimento da área e uma grande capacidade analitica.
Abraços,
Ricardo Kawamura
Parabéns ao Grupo Kadima pelo Blog e principalmente pelo estreitamento da relação cliente/fornecedor!
ResponderExcluirO Alex na entrevista deixa claro que a área requer profissionais de boa capacidade analítica e que mesclem formação acadêmica com empirismo. Também fica claro no exposto que Tecnologia da Informação não é mais diferencial e sim condição básica para a manutenção e melhoria dos níveis de serviço e redução de custos.
Parabéns!
Adriano Di Luca